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 Assunto do Tópico: Como Trocar a Água do Radiador
MensagemEnviado: Sáb Jan 21, 2012 12:34 am 
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Data de registro: Sex Jan 06, 2012 12:08 am
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DJ Dom.
Agua do Radiador
Galera, fiz a troca de oleo da minha bolinha e o mecanico me disse que seria bom trocar a agua do radiador daqui a mais ou menos 1 mes..

Aí eu pergunto: Como saber quando a agua ja esta "velha"? E outra, é facil trocar em casa?
18/12/11 excluir
Marcelo Monteiro
Fica velha quando muda de cor. É meio trabalhoso mais é facil de trocar. Precisa só de uma chave de fenda grande.

Para a troca de agua do sistema de arrefecimento, retire a mangueira por baixo do radiador e abra a tampa do coletor de expansão.

Retire a agua sempre com o MOTOR FRIO.

Coloque uma mangueira com agua corrente no vaso e deixe a agua fazer o serviço até sair agua limpa pela mangueira por baixo do radiador.

Quando isto acontecer, recoloque a mangueira do radiador e encha o sistema com agua de torneira somado a uma embalagem de Rad Clean da Bardhal.

Rode 400 Km e repita a operação de limpeza SEMPRE COM O MOTOR FRIO.

Limpe igual antes. Na hora de encher o sistema, escolha agua mineral com pH promixo de 7 com preferencia, caso não encontre pH neutro, uma agua levemente acida (6,5~6,8, numeros estes encontrados nos rotulos das garrafas que custam uns R$ 4 por 5 litros). Misture na proporção 50% agua mineral com Bardhal Rad Cool. Mais ou menos 2,5 a 3 litros dependendo se o carro tem ar condicionado ou não. Coloque 0,5 litro de aditivo, lave o pote com agua mineral e jogue a agua suja de aditivo no coletor de expansão, assim se aproveita as gotinhas do fundo.

O sistema deve ter o conteudo esgotado e limpo novamente a cada 30 mil km.
18/12/11 excluir
Marcelo Monteiro
Use agua mineral no radiador. Parece absurdo, porem, quanto custa 5 litros de água mineral? R$ 5? Agua tratada de torneira tem Calcario, Fluor, Alumina. Calcario e fluor formam um depósito amarelado (abra o seu chuveiro depois de anos e veja a lama lá dentro...). A alumina usada para precipitar sujeira no tratamento de água, não passa de aluminio e seu próprio oxido. O aluminio forma a famosa pilha galvanica com o aço, presente em diversos pontos do motor. Pilha galvanica é um otimo mecanismo para corrosão das peças que mais doem no bolso para trocar... Quando for comprar a água, olhe no rotulo e veja qual tem o PH mais próximo possível de 7. Isso indica que a água não é acida e nem basica demais. Quando mais perto de 14, mais basica. Quanto mais perto de ZERO, mais ácida. 7 é o pH neutro e ideal.
18/12/11 excluir
André Luiz
o problema de trocar em casa é saber,(ter certeza) que a abraçadeira inferior do radiador está em bom estado. Vai que você solta a abraçadeira e ela estraga... é bom fazer isso com uma outra novinha do lado, aí vc não corre o risco.

Evita de colocar água de torneira, pois ela possui cloro, e isso adianta o processo de ferrugem,... ops.. ferrugem não, oxidação kkk Marcelo que gosta dessa palavra
18/12/11 excluir
André Luiz
Marcelo, mesmo água mineral não está livre de cloro, EU NÃO CONFIO NESSAS ÁGUAS que vendem por ai, só se for aquela água da coca cola que tem gosto e cheiro de água de esgoto kkk, não que eu tenha provado, mas tem um gosto orrível.
18/12/11 excluir
Marcelo Monteiro
Essa da braçadeira ai é real... Ja tomei uma vez por conta disso. Achei outra na caixa de ferramentas MacGiver do meu pai. Foi a sorte.
18/12/11 excluir
Marcelo Monteiro
Mas da para perceber o cheiro de cloro.

Tem garrafa de mineral ai com Cloro??? Cara, que absurdo esse país.

Mesmo comprando uma um pouco mais cara?
18/12/11 excluir
André Luiz
hum.... vem pro lado de cá e decepcione-se. Isso aqui é uma vergonha Marcelo, não vejo a hora de quitar meu AP em Cabo Frio e vazar daqui.
18/12/11 excluir
Marcelo Monteiro
No Rio a sacanagem é menor? Acho que a sacanagem é diferente.

Quando mais escuto historias dos lugares mais ao norte de onde moro, mas acredito a "primeiro mudização" do Sul do Brasil.

Replica dos Pampas para ontem...
18/12/11 excluir
DJ Dom.
Explicadinho assim parece ser bem simples.. trabalhoso, mas simples!

A agua eu vou pegar um galão da bioleve, se não me engano o ph é 6,alguma coisa.

Essa abraçadeira é dessas comuns que vende em qualquer loja de construção, ou é especifica pra isso?

Marcelo Monteiro
Prefira as de Aço Inox, pois não irão corroer e travar. Cuide para a bitola da nova ser igual. Troque uma de 1" por outra do mesmo diametro.
18/12/11 excluir
André Luiz
Essa abraçadeira é dessas comuns que vende em qualquer loja de construção, ou é especifica pra isso?

***** NENHUMA, compra na concessionária!

É barato, não compensa comprar em loja de produtos paralelos.
18/12/11 excluir
André Luiz
Vai com seu carro na concessionária e mostra pro vendedor qual abraçadeira você quer.
18/12/11 excluir
Marcelo Monteiro
Andre, pelo menos aqui, as da autorizadas só soltam com alicate de pressão e não com chave de fenda. Isso impossibilita mexer facil em casa.
18/12/11 excluir
DJ Dom.
Então vou comprar na Comeri (concessonaria VW aqui na região).. quanto ao alicate de pressão, não vai ser problema.. meu pai é encanador, tem mais ferramenta do que cabelo na cabeça! rsrs
18/12/11 excluir
André Luiz
putz, é aquela que aperta com alicate especial.... aqui tem das 2.

ééé Dj,... vai na do Marcelo.
18/12/11 excluir
DJ Dom.
não é alicate de pressão comum?
18/12/11 excluir
DJ Dom.
quando disse "comum", me referi a este aqui
18/12/11 excluir
Marcelo Monteiro
Não, ele pega a abraçadeira por uma pontas pequenininhas. O alicate de pressão comum é um com trava para bitola. Até dá para usar, mas o risco de tu detonar a braçadeira é maior. Dá para usar, mas acho que se tu tiver que comprar abraçadeiras, compre as que se soltam com chave de fenda e de Inox.
18/12/11 excluir
André Luiz
se tu tiver que comprar abraçadeiras, compre as que se soltam com chave de fenda e de Inox.

[2]

Sem contar que a parte de baixo do radiador é de p"r"ástico, e se aquilo quebrar com aperto de alicate... vai ficar caro...

Marcelo Monteiro
É bem desse que eu disse que pode estragar a abraçadeira. Ele trava o diametro por aquele parafuso na ponta oposta da garra.
É parecido com este, só que menor:

18/12/11 excluir
DJ Dom.
Ah então vou comprar a que solta co chave de fenda mesmo, mas vou comprar essa aí que vc disse Marcelo.

André, é verdade.. destruir a peça é bem pior do que destruir a abraçadeira.. rsrs
18/12/11 excluir
AP Force One
Prometi Ajudar...
A braçadeira é dessa aqui:


18/12/11 excluir
AP Force One
Aff... a imagem nao aparece direto aqui Pq?!? Restrição da comunidade ?!
18/12/11 excluir
André Luiz
html não liberado.
18/12/11 excluir
Marcelo Monteiro
A imagem não aparece porque o cagão do dono da comunidade tem medo de sacanagem com HTML... Coisas da vida...
18/12/11 excluir
AP Force One
Mas vcs veem a imagem ?!?
18/12/11 excluir
André Luiz
sim, se clicarmos no link, sim.
18/12/11 excluir
Marcelo Monteiro
É por isso que nem vejo muita diferença em permitir ou não HTML. A imagem esta a um click de mouse de distancia.
19/12/11 excluir
Cristiano
Quote(
Marcelo Monteiro @ 20:49 (5 horas atrás)) Fica velha quando muda de cor. É meio trabalhoso mais é facil de trocar. Precisa só de uma chave de fenda grande.

Para a troca de agua do sistema de arrefecimento, retire a mangueira por baixo do radiador e abra a tampa do coletor de expansão.

Retire a agua sempre com o MOTOR FRIO.

Coloque uma mangueira com agua corrente no vaso e deixe a agua fazer o serviço até sair agua limpa pela mangueira por baixo do radiador.

Quando isto acontecer, recoloque a mangueira do radiador e encha o sistema com agua de torneira somado a uma embalagem de Rad Clean da Bardhal.

Rode 400 Km e repita a operação de limpeza SEMPRE COM O MOTOR FRIO.

Limpe igual antes. Na hora de encher o sistema, escolha agua mineral com pH promixo de 7 com preferencia, caso não encontre pH neutro, uma agua levemente acida (6,5~6,8, numeros estes encontrados nos rotulos das garrafas que custam uns R$ 4 por 5 litros). Misture na proporção 50% agua mineral com Bardhal Rad Cool. Mais ou menos 2,5 a 3 litros dependendo se o carro tem ar condicionado ou não. Coloque 0,5 litro de aditivo, lave o pote com agua mineral e jogue a agua suja de aditivo no coletor de expansão, assim se aproveita as gotinhas do fundo.

O sistema deve ter o conteudo esgotado e limpo novamente a cada 30 mil km.


Correto. Exatamente como eu faço tb.

Cristiano
Quote(
Marcelo Monteiro @ 20:49 (5 horas atrás)) Use agua mineral no radiador. Parece absurdo, porem, quanto custa 5 litros de água mineral? R$ 5? Agua tratada de torneira tem Calcario, Fluor, Alumina. Calcario e fluor formam um depósito amarelado (abra o seu chuveiro depois de anos e veja a lama lá dentro...). A alumina usada para precipitar sujeira no tratamento de água, não passa de aluminio e seu próprio oxido. O aluminio forma a famosa pilha galvanica com o aço, presente em diversos pontos do motor. Pilha galvanica é um otimo mecanismo para corrosão das peças que mais doem no bolso para trocar... Quando for comprar a água, olhe no rotulo e veja qual tem o PH mais próximo possível de 7. Isso indica que a água não é acida e nem basica demais. Quando mais perto de 14, mais basica. Quanto mais perto de ZERO, mais ácida. 7 é o pH neutro e ideal.


Esse é o raciocínio....

Só uma observação à fazer para reforçar e convencer os mais resistentes...


Há quem diga o seguinte: "Ahh Cristiano, capaz que eu vou ficar comprando água pro carro cada vez que precisa completar..."


A questão é que simplesmente não se completa sistema de arrefecimento.

A solução de água com aditivo tem que permanecer constante por no mínimo 1 ano (a validade do seu aditivo, segundo seus fabricantes). Depois disso você abre o reservatório e faz os procedimentos de limpeza e troca.


Se o teu carro é daqueles que toda semana tem que ficar abrindo o reservatório pra "completar" (como o meu já foi, não tô me gabando), podes levar seu carro pra oficina e fazer uma revisão geral do sistema de arrefecimento.

Aquilo ali não foi feito pra ****** água...
19/12/11 excluir
Cristiano
Quote(
André Luiz @ 20:50 (5 horas atrás)) o problema de trocar em casa é saber,(ter certeza) que a abraçadeira inferior do radiador está em bom estado. Vai que você solta a abraçadeira e ela estraga... é bom fazer isso com uma outra novinha do lado, aí vc não corre o risco.


É mais prudente ter uma abraçadeira nova do lado mesmo. Porque pra fechar, vai ser preciso apertar com muito mais força do que estava antes, parece que a borracha da mangueira não veda mais a mesma coisa depois de ter soltado a abraçadeira....


Mas não tem segredo, é apertar, e conferir mais umas duas vezes na medida que vai usando o carro e reapertar até estancar qualquer corrimento mais persistente.
19/12/11 excluir
Cristiano
Quote(
André Luiz @ 20:52 (5 horas atrás)) Marcelo, mesmo água mineral não está livre de cloro, EU NÃO CONFIO NESSAS ÁGUAS que vendem por ai, só se for aquela água da coca cola que tem gosto e cheiro de água de esgoto kkk, não que eu tenha provado, mas tem um gosto orrível.


Postos de combustíveis costumam ter águas específicas pra esse uso.
19/12/11 excluir
Cristiano
Quote(
Japan Dog @ 21:48 (4 horas atrás)) A braçadeira é dessa aqui:



Eu vi, é só clicar.
19/12/11 excluir
Cristiano
Passei um calvário com esse sistema de arrefecimento...

1 fervura.
2 retiradas de cabeçote.
2 juntas de cabeçote danificadas.
1 válvula termostática trocada (pedido meu).
1 reservatório trocado.
1 tampa.
1 radiador.
Alguns litros de óleo e filtro trocados pra descontaminação...

Muita busca por informação de procedimentos, serviços e peças relacionadas. E gastos sem qualquer dor na consciência...

Havia um certo "desespêro" em mim (misturado com orgulho), de provar que esse motor não era o pepino que tanto diziam.


mas no fim valeu a pena.... passa um ano e a solução com aditivo tá lá, do jeito que deixei. E o ponteiro do painel nunca mais passou sequer da metade (pode dar o *** que fôr, pegar o trânsito que fôr, em qualquer temperatura ambiente).

Considero a meta atingida.
19/12/11 excluir
Cristiano
Pra quem quiser verificar a existência...
.... da válvula termostática no motor AE (CHT), faça o seguinte macete:


Desconecte a mangueira na parte que fica ali na frente do motor, junto à trava do capô, próximo à polia da bomba d"água.

Aponte uma luz de lanterna (celular) pro orifício de metal, lá no fundo você deve ver um arco metálico (pode estar oxidado).


Se estiver oxidado, troque antes de começar a usar aditivo. Aquilo ali pode travar e causar fervura à qualquer momento.

Se não tiver, coloque. Pois sem ela, a durabilidade do motor fica comprometida.


Estando com uma válvula íntegra, e o motor limpo, pode aderir ao uso do aditivo. Esse motor nunca mais vai ferver na sua mão, visto que mais nada se oxidará.
19/12/11 excluir
Cristiano
Aproveitando ainda as horas dessa maldita insônia (meu sono só vem pelas 5 horas da manhã rsrs), já vou deixar a descrição de uns itens abordados neste tópico:


Aditivo de limpeza: Bardhal Rad Clean (cor azul, siga as instruções da embalagem e depois troque pelo aditivo definitivo).

Aditivo anti-corrosivo, anti-fervura, anti-congelante, definitivo: Bardhal Rad Cool Long Life (cor rosa, vai permanecer 1 ano no seu carro, conforme instruções da embalagem).


Valvula termostática: marca Wahler (leitura recomendada: )
19/12/11 excluir
AP Force One
CARRO QUE É CARRO, NÃO BAIXA, NEM ACABA:

- Água do Radiador
- Fluido de Freio (se ******, não complete, pare o carro e verifique onde está o problema, tem possibilidade de ****** devido ao proprio desgaste natural das pastilhas e lonas.)
- Gás de Ar Condicionado
- Óleo do Motor

O único fluido que tem que ****** naturalmente num carro é o combustível :P
23/12/11 excluir
André Luiz
eu acho que em janeiro vou trocar a água verde do meu... o que me sugerem colocar no lugar? (marca e quantidade)


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 Assunto do Tópico: Re: Como Trocar a Água do Radiador
MensagemEnviado: Dom Abr 29, 2012 10:12 pm 
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Data de registro: Dom Abr 29, 2012 7:23 pm
Mensagens: 4
---------
Eu posso estar errado, mas se a água for "decantada", ela ficaria em condições de ser usada no radiador.

Precisaria confirmar.


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