Adoradores da Parati Quadrada - Gol Quadrado Elite Volkswagen G 1

Comunidade Exclusiva para Parati, Gol, Saveiro e Voyage Quadrados
Hoje é Ter Jul 29, 2014 10:55 pm

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 11 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Gasolina aditivada
MensagemEnviado: Qui Jan 12, 2012 10:30 am 
 E-mail  Perfil

Data de registro: Sex Jan 06, 2012 12:27 pm
A gasolina aditivada rende mais mesmo? Desculpa minha ignorância, mas o que a gasolina aditivada realmente faz?

Fui abastecer esses dias, coloquei R$50,00 de gasolina. Mas antes fiz uma conta:

Gasolina comum: R$50,00 / R$2,61 = 19,16 litros
Gasolina aditivada: R$50,00 / R$2,66 = 18,80 litros
Diferença de 0,36 litros no tanque (360ml)

Outra conta, agora pra encher o tanque:
Gasolina comum: 47L x R$2,61 = R$122,67
Gasolina aditivada: 47L x R$2,66 = R$125,03
Diferença de R$2,35

Levando em conta o consumo, se aditivada realmente rende mais, vale a pena?
E levando em conta todos os outros benefícios da gasolina aditivada?

Qual a melhor gasolina aditivada que tem?

Devo desconfiar de postos onde a diferença de preços entre comum e aditivada é pequena (como nesse exemplo que dei, onde a diferença é de R$0,05)? Já vi posto onde o preço é igual!!!

Abraço!

Assunto do Tópico: Re: Gasolina aditivada
MensagemEnviado: Qui Jan 12, 2012 11:50 am 
Site Admin
 E-mail  WWW  ICQ  Perfil

Data de registro: Sex Jan 06, 2012 12:08 am
A gasolina aditivada não te fornece uma vantagem financeira ao abastecer nem ao consumir combustível. Ela atente onde a gente não vê: Dentro do Motor.

A aditivação dela é um agente dispersante de carbonização. A queima em um motor nunca é completa porque o ciclo estequiométrico não é perfeito. Muito provavelmente a mistura sempre esta levemente rica, ou seja, muito combustível para pouco ar. Neste caso, forma-se um combustão incompleta. Quando isso ocorre, ha formação de depósitos de carbono no cabeçote, sede de válvulas e coletor de admissão.

A vantagem da gasolina aditivada é minimizar estes depósitos. Veja bem, não é ELIMINAR. É MINIMIZAR. Se uma válvula não fecha direito porque tem carbono em sua vedação o motor perde compressão e consequentemente rendimento (eleva consumo e/ou baixa potencia).

Outro beneficio da aditivada é no carburador. A gasolina gera um goma por não ser um produto puro. Ela é uma mistura de hidrocarbonetos. O Álcool que é puro.

Essa mistura após um tempo passando por dentro do carburador provoca a necessidade de uma manutenção que exige desmontagem, limpeza interna, troca de juntas e regulagem.

Usando combustível aditivado tu estende esse prazo de manutenção.

Vamos a outra conta:

Limpeza de carburador = R$ 150
Prazo para limpeza usando combustível comum = 20.000 km
Prazo para limpeza usando combustível aditivado = 70.000 km (ocorreu comigo)

Custo da limpeza por 1000 km rodado usando combustível comum - R$ 7,50
Custo da limpeza por 1000 km rodado usando combustível aditivado - R$ 2,14

Outra conta:

Custo para limpar o carburador por 70.000 km usando combustível comum- R$ 525,00
Custo para limpar o carburador por 70.000 km usando combustível aditivado- R$ 150,00

Diferença - R$ 375,00

Custo para rodar na cidade (9 km/l) 70.000 km usando combustível comum - R$ 20.300,00
Custo para rodar na cidade (9 km/l) 70.000 km usando combustível aditivado - R$ 20.689,00

Diferença - R$ 388,89

Custo do combustível aditivado menos manutenções que não ocorreram - R$ 20.689 - R$ 375,00 = R$ 20.314,00

Ou seja, abastecendo com combustível aditivado, ao final de 70.000 km tu gastou R$ 14 a mais que gastaria com combustível comum.

SÓ QUE:

1) Tu não teve que ir 3,5 vezes na oficina.
2) Tu não teve que aturar ladainha de mecânico querendo te empurrar serviços que tu não precisa.
3) A disponibilidade do teu carro é maior te permitindo ***prir teus planos diários sem ficar preocupado em ter que levar o carro no conserto.
4) 3,5 manhas esperando o carro ficar pronto pode não valer nada se tu não precisar do carro naquele dia. Porem pode valer ouro se ele pifar no dia da tua entrevista para o emprego de provador de cerveja da AMBEV...

Tu pagaria R$ 14 a mais para rodar 70.000 km sem com esses 4 arregos citados acima? Eu acho uma boa ideia. Vai da cabeça de cada um.

Como diz o filosofo da RBS, Miguel Livramento: "Gosto é gosto, pães é pães, opiniães é opiniães."

Sobre a pergunta da melhor aditivada, só fazendo um teste com cada combustível em condições iguais. Vou te passar a minha impressão:

Não sei porque, minha Parati nunca gostou de combustível Shell. Pelo menos não gostava do posto do Tulio Carioni que ficava na esquina da Lauro Linhares com a Elpídio Barbosa, onde eu morava.

Quando passei a usar Texaco, perto da academia de polícia, melhorou 0,5 km/l. Dai a marca Texaco foi comprada pela Ipiranga no sul do Brasil. Aconteceu de eu ter me mudado. Agora eu sou VIP: Venho do Interior do Parana...

Aqui a maioria dos posto é bandeira branca. Não tem Texaco. Ou é Petrobras, ou é Bandeira Branca.

Passei somente a usar Petrobras onde havia a bandeira "De Olho no Combustível". Mas a bandeira pode ser um farsa. Assim, confira na internet no site da Petrobras se o posto é cadastrado.

Resumindo, use Petrobras. Aquele posto do alto da curva antes do Armazém Vieira é a tua melhor opção.

Sim, deve desconfiar onde a diferença entre combustível é baixa. Porem, R$ 0,05 centavos eu considere um diferença razoável. Não é muito e não é pouco. Onde o preço é igual é cagada na certa.

Nunca compre combustível pelo preço. Compre pela qualidade.

MensagemEnviado: Qui Jan 12, 2012 12:39 pm 
 E-mail  Perfil

Marcelo, tu que já moraste em Floripa, deves conhecer aquele famoso posto da Av. Mauro Ramos (Posto São Cristóvão, se não me engano) que sempre vende gasolina mais barata. Inclusive, o valor que eu passei neste tópico é deste posto. É confiável esse posto?

A maioria dos postos aqui, a gasolina comum tá R$2,79. Nesse da Mauro Ramos, tá R$2,61. Em São José, tem um Posto Ipiranga na Av. Presidente Kennedy vendendo por R$2,51, e outros por R$2,59.

Dá pra confiar nesses mais baratos, por serem Ipiranga? O preço é tentador...

MensagemEnviado: Qui Jan 12, 2012 1:38 pm 
Site Admin
 E-mail  WWW  ICQ  Perfil

Esse da Mauro Ramos na frente da Clinipar é a maior ***** que tem.

Eu estudava na Escola Tecnica e meu pai tinha uma Quantum 1989 2.0 Alcool.
Uma vez indo para a aula, meu pai parou ali para abastecer e saiu com o carro tossindo. Foi do posto direto para a ETF-SC para eu ver que ***** tinha dado no motor.

Ali é o mais batizado da paróquia.

Sabe como escolher a qualidade do combustivel? Pela distribuidora.
A melhor ai da região é a Caravaggio. Ela abastece que eu sei na certeza, o Auto Posto da Vovó na Trindade (ao lado do Bradesco) e em São José um Ipiranga (ex Texaco) que fica uma quadra antes da Luis Fagundes (a que sobe para o Hospital Regional).

Mas ir em São José para abastecer? Só se tu trabalha por aqueles lados.

Outra coisa que da para fazer é ver no site da ANP quem esta comprando combustivel sem nota fiscal. Fuja deles. Veja que é quem tem o preço mais baixo. De graça não é.

1) Clique no link abaixo:

2) Escolha Santa Catarina no menu.
3) Escolha Florianópolis no menu.

Irá aparecer a uma lista de posto que foram pesquisados esta semana.
Veja a quantidade de postos que compram sem nota fiscal.
Veja que os mais caros compram com notas.

Este é o que eu uso ai e recomendo:

Auto Posto de Abastecimento e Servicos 5 Estrelas Ltda
Rua Deputado Antonio Edu Vieira, 393 - Pantanal
PETROBRAS DISTRIBUIDORA S.A
Comprou a gasolina comum a 2,378 e vende a 2,799
A aditivada não tem pesquisa.

Os postos sem nota a gente não consegue ver o preço de compra. Alguma ***** tem...

Economizar no combustível é pensar no imediato.

No posto Divelin da SC-401 (tranqueira também) onde a gasolina esta mais barato, o tanque cheio custa R$ 122,15.

No Sulcar que é o mais caro e comprou sem nota (fuja também), o tanque cheio custa R$ 131,53.

A diferença é de R$ 9,40 em um tanque cheio.

A manutenção que pode ocorrer por um problema de qualidade no combustível usado somente uma vez custa bem mais que R$ 9,40.

Pensando nisso, nunca me senti tentado a usar combustível barato. E olha que na minha época de estudante o negocio era brabo. Mas o combustível da Belina sempre foi o melhor disponível. Eu era muito responsável com isso. Meu limite de gastos imposto por mim mesmo era de UM TANQUE POR MÊS.

É uma questão de reciprocidade. Cedo o melhor a ela e ela não incomoda. A 11 anos e 117 mil km.

Ai em Floripa eu fazia entre 8,8 km/l a 9 km/l na cidade usando gasolina aditivada Petrobras. Considerando que o transito piorou um pouco desde que sai dai (já era uma *****... Lauro Linhares só se usa primeira e segunda no horário de pico), compare seu rendimento com o meu.

MensagemEnviado: Qui Jan 12, 2012 2:18 pm 
 E-mail  Perfil

Esse é o posto de São José que eu falei... bem pertinho da casa da minha namorada!

Razão social: Posto Presidente Ltda
Endereço: Avenida Presidente Kennedy, 451 / Campinas
Bandeira: IPP = Ipiranga?
Preço venda:2,519
Preço compra: 2,312
Modalidade de compra: FOB O que isso significa?

Eu não entendi o que devo avaliar por esse site se o combustivel é bom ou não... se apresentou ou não nota fiscal, é isso?

MensagemEnviado: Qui Jan 12, 2012 2:29 pm 
 E-mail  Perfil

Olha o que eu achei nesse site da ANP:

Quais os benefícios do uso da gasolina aditivada em relação à comum?

Gasolina aditivada é a gasolina comum especificada de acordo com a Resolução ANP nº 57, de 20 de outubro de 2011, acrescentada de produto denominado aditivo para combustível automotivo, que apresenta uma característica detergente dispersante, cuja função é manter limpo todo o sistema de alimentação do combustível do veículo. Ou seja, as gasolinas comum e aditivada diferem apenas pela presença desse aditivo, que reduz a possibilidade de entupimentos do sistema de alimentação causados pela formação de uma goma, fruto de um processo natural de oxidação da gasolina. Para diferenciá-las as distribuidoras geralmente adicionam corante na gasolina aditivada.

O dimensionamento da relação custo-benefício depende da forma de utilização do veículo: em situações típicas de "anda e pára" (grandes centros urbanos), a relação é muito favorável. Entretanto, as vantagens do uso da gasolina aditivada são reduzidas consideravelmente quando as velocidades médias são altas, como nas viagens em auto-estradas.

MensagemEnviado: Qui Jan 12, 2012 2:53 pm 
Site Admin
 E-mail  WWW  ICQ  Perfil

Acho que não é esse não. O posto que eu falei já é na Praia Comprida. Fica logo depois do Bistek.
Coincidência a parte, minha ex namorada morava ai perto também. Ex porque eu casei com ela...

FOB significa “livre a bordo” (free on board). É o tipo de compra ou venda de mercadoria que inclui o preço de transporte inicial até o embarque no caminhão, navio, avião, trem etc. O comprador se encarrega de pagar o transporte a partir daí.

A outra é a CIF que é "custo, seguro e frete" (cost, insurance and freight) - significa que no preço da venda está incluído o custo da mercadoria, o seguro de transporte que garante a mercadoria e o frete de transporte até o ponto de destino.

Para nós usuários não faz diferença. É para mostrar se a nota fiscal de compra inclui frete, seguro ou não.

Avalie neste site se o posto comprou combustível com nota fiscal ou não. Sem nota eu não recomendo compra.

Sobre os benefícios da aditivada em relação a comum, a menor vantagem da aditivada em relação a comum (observe, ainda há vantagem, só que menor) é porque o carro polui menos em rotação de regime (velocidade de cruzeiro em estrada) do que em marcha lenta ou em baixa rotação.

Sei que pode parecer absurdo mas não é. O motor trabalha com faixas de rendimento. Em rotação ladeada pelo torque máximo o rendimento é melhor.

Assim, poluímos mais em baixa rotação (transito de cidade, onde a queima é mais incompleta gerando depósitos de carbono que a aditivada ira limpar) do que em alta (transito de estrada, onde a queima é mais completa gerando depósitos de carbono menores que a aditivada não faz uma imensa diferença).

Veja na tabela que criei na Inspeção Veicular quando passo a Parati na linha para aferição de auditoria.

Imagem

Repare como os índices de poluição são maiores na lenta do que a 2.500 rpm. Por isso a diferença.

Agora no gráfico abaixo, repare a área hachurada. Ela mostra onde o rendimento do AP800 Gasolina é melhor.

Imagem

Motores a jato tem a mesma caracteristica de rendimento. O consumo de combustivel x Rotação do Eixo não é proporcional.
Ou seja, se gasta mais combustivel em baixa rotação proporcionalmente do que em alta.

Assim, a Gol faz a uns 4 anos o que a Delta nos EUA fazem a mais de 20.
Eles pousam o avião normalmente com 2 motores. No Track Back pela pista após um periodo de 90 segundos de redução de rotação e resfriamento, o motor da esquerda (o da direita é responsável pelo condicionamento de ar) é desligado. Assim, o da direita tera que ter sua rotação elevada para compensar a falta do desligado. Com isso, se aproxima a rotação do ponto de eficiencia de queima.

O avião irá puxar para o lado por conta de assimetria de empuxo? Vai, mais ai tu compensa no manete de direção que fica ao lado esquerdo do manche do comandante. A velocidade em solo nem é elevada. A máxima permitida é de 20 knots que dá 36 km/h. Facilmente controlável.

Por pouso eles economizam R$ 66 de QAV JET (querosene para jato).
Faça a conta... Um avião que pousa 10 vezes por dia... são R$ 666 de economia.
Igual aos outros 150 que ela opera... R$ 99.900 / dia.
Multiplicado por 360 dias em um ano... R$ 36.463.500,00

Um premio acumulado da Sena. Isso se chama economia em escala.

Funciona, basta alguém saber fazer a conta.

MensagemEnviado: Sex Jan 13, 2012 11:17 am 
 E-mail  Perfil

Hoje abasteci nesse posto, o tal perto da casa da minha namorada que é bem barato:

Razão social: Posto Presidente Ltda
Endereço: Avenida Presidente Kennedy, 451 / Campinas
Bandeira: IPP
Preço venda:2,519
Preço compra: 2,312
Modalidade de compra: FOB

Segundo o site da ANP, ele apresenta nota fiscal e tinha adesivos nas bombas de "qualidade comprovada".

Logo, é confiável né...

PS.: Bandeira IPP = Ipiranga?

MensagemEnviado: Sex Jan 13, 2012 11:31 am 
Site Admin
 E-mail  WWW  ICQ  Perfil

Sim, IPP é Ipiranga. Mas o posto tem padrão Ipiranga de pintura certo?

MensagemEnviado: Sex Jan 13, 2012 1:57 pm 
 E-mail  Perfil

---------
Sim, é um posto Ipiranga mesmo. Bombas, totem, cores, fachada, tudo Ipiranga. Não é um posto amarelo apenas hehhehehe

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 11 Mensagens ]  Ir para a página 1, 2  Próximo

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]