Adoradores da Parati Quadrada - Gol Quadrado Elite Volkswagen G 1

Comunidade Exclusiva para Parati, Gol, Saveiro e Voyage Quadrados
Hoje é Seg Set 01, 2014 11:36 am

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 8 Mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Óleo Recomendado
MensagemEnviado: Sáb Jan 14, 2012 8:14 pm 
Site Admin
 E-mail  WWW  ICQ  Perfil

Data de registro: Sex Jan 06, 2012 12:08 am
Este é o óleo que recomendo para quem esta com o motor em dia:

Mobil Eco Power 5W30 API SM - R$ 26 o litro aproximadamente.

Imagem

Se o motor estiver queimando óleo e este óleo acima muito fino ****** violentamente, recomendo este abaixo:

Mobil Protection 15W40 API SM - R$ 15 o litro aproximadamente.

Imagem

Se seu motor consumir inclusive este óleo de rotulo vermelho acima, recomendo a troca dos retentores de válvula (aproximadamente R$ 150,00).

Se ainda assim ele consumir óleo, dai a retifica completa é a solução (aproximadamente R$ 2.500,00 quanto bem feita).

Assunto do Tópico: Re: Óleo Recomendado
MensagemEnviado: Ter Jan 17, 2012 12:45 pm 
Site Admin
 E-mail  WWW  ICQ  Perfil

Na foto abaixo, vemos o motor do GM Cruze.

Veja na tampa do óleo a inscrição:

Imagem

Por que este motor pode e o nosso não?

Claro que pode. Quem não usar por medo, perde a oportunidade.

MensagemEnviado: Sáb Jan 21, 2012 12:48 pm 
Site Admin
 E-mail  WWW  ICQ  Perfil

Marcelo Monteiro
Oleo Mobil Eco Power 5W30
Criei sem querer um pequeno tumulto na Quinta Feira na autorizada Citroen em Pato Branco - Paraná.

Com 16.800 km levei meu C4 1.6 para troca de óleo e filtro, pois vencerá o prazo de 1 ano desde a revisão dos 10 mil km.

Após um estudo sobre óleos disponiveis, percebi o atraso da Total, fornecedora de oleos para a linha Citroen, na aditivação de seus produtos.

A Mobil disponibiliza oleo classe SM na linha que patrocina inclusive a Stock Car Brasil enquanto a Total mantem o oleo SL, uma geração abaixo.

Comprei o Mobil Eco Power 5W30 API-SM e levei na Provence Pato Branco para a troca.
Ao chegar lá e apresentar o óleo que comprei a Provence disse que não estava autorizada nem a permitir a presença do oleo Mobil nas dependencias de suas instalações!!!

Eu disse que isso era absurdo, pois o carro nem na garanti estava mais. Disse que vista a minha formação (sou engenheiro mecanico e inspetor veicular do InMetro) eu sabia o que estava fazendo.

O chefe da oficina que estava de ferias, foi chamado. Tive que esperar o dito cujo chegar. Felizmente isto nem demorou muito, mas fiquei meio assustado pelo que sem querer eu tinha acionado...

O elemento chegou, me reconheceu e disse a mim que quando me viu até ficou mais aliviado.
Me contou que levou uma "mijadinha" pelo acontecido e que iria permitir a troca pelo óleo que eu trazia desde que assinasse na ordem de serviço minha responsabilidade pelo fato (quase perguntei se ele queria uma ART do CREA...).

Paguei absurdos R$ 92,00 pela troca de óleo (que eu levei) mais filtro e uma anel de vedação do parafuso do carter.

O óleo que coloquei promete 4% de economia de combustivel por conta de sua viscosidade.

Não é possivel comparar o antes e o depois porque o trecho que me leva de Francisco Beltrão a Pato Branco é de mais subidas e a volta o contrario. Mas segundo o computador de bordo, fiz 14,2 km/l na ida e 16,4 km/l na volta, rondado a 80 km/h com media de 75 km/h por 62 km.
22/10/11 excluir
Marcelo Monteiro
Aos nossos colegas que dizem que o 2.0 nem tem tanta diferença de consumo, ai esta a prova contrária. Voltei de Floripa na semana passada com média de 15,2 km/l rodando a 80km/h, velocidade maxima permitida nas rodovias catarinense onde tenho que rodar 81% do percurso.

Segundo o manual de reparação oficial na Citroen (aquele que não nos é disponibilizado e temos que ****** na internet a versão em espanhol), o óleo 5W30 que uso é uma configuração que pode ser utilizada.

Meu carro tem 71% de uso em estrada, porem no percentual restante ele é utilizado em cidade por menos de 3 km por perna de uso. Isso faz com que eu tenha muitos acionamentos de partida por km rodado.

Como a maioria do desgaste do motor esta presente durante a partida, optei por um oleo menos viscoso para acelerar o processo de lubrificação após partida.
22/10/11 excluir
Passos
Pena não funcionar com motores velhos rs

acho que o preço deste óleo compensa a economia, não?
22/10/11 excluir
Marcelo Monteiro
Não, economicamente em relação ao consumo de combustivel o custo não é compensado, pois se ele conseguir 4% de economia de combustivel em 10 mil km o custo praticamente paga, mas isso na melhor das hipóteses (realmente 4%)

Como na Parati ele irá rodar somente 5 mil km, o custo não compensará. Mas ainda sim acho que vale a pena usar, pois se tu pensar que esta usando um elemento que melhora a eficiencia de funcionamento, acho que isso já é justificavel.

Uso velas de 4 eletrodos na Parati que custam 3 vezes mais caro que as normais e nem produzem economia de combustivel verificavel, mas o motor quando frio deixa patente a melhora no funcionameto.

Irei colocar esse mesmo oleo na Parati por dois motivos:

1) Tenho rodado pouco com ela, fazendo com que eu troque o oleo no prazo de 6 meses (mineral) e não nos 5 mil km. Assim, usando esse oleo poderei estender o prazo para 1 ano mantendo os 5 mil km, apesar de rodar um pouco mais de 4 mil km.

2) Como rodo pouco dando um partida de acionamento no motor a cada 3 quilometros (moro perto do trabalho), tenho uma taxa elevada de partidas por km rodado. O desgaste do motor ocorre 90% durante a partida. Quanto mais rapido tu conseguir proceder com a lubrificação, melhor. Esse oleo 5W30 é pouco viscoso e consegue pelo menos lubrificar 3 vezes mais rapido do que o oleo 15W40 que atulmente uso.
22/10/11 excluir
® Emilio
so uma duvida por curiosidade se nao esta mais na garantia, o porque trocou la o oleo?
22/10/11 excluir
Marcelo Monteiro
Porque o fundo o C4 é plano por causa da aerodinamica.

Há 2 chapas frisadas que devem ser retiradas por baixo do carro para se ter acesso ao parafuso do carter. Os parafusos que retiram essa chapa são Allen estrela, um chave que ninguem tem...

Outro motivo foi que eu queria ver a sequencia de desmontagem, montagem e posição para saber se é possivel eu fazer a troca.

A conclui que é, mas com 2 ressalvas.

1) Obrigatoriamente devo usar uma rampa pois o carro é baixo demais e não há maneira de acessa-lo por baixo sem o carro estar por sobre um fosso.

2) A retirada do parafuso do carter é possivel sem a retirada das 2 chapas mas terei que fazer a ferramenta em uma fresadora no SENAI. O oleo ao sair caira por cima de uma das chapas e escorrera para um dos lados que deverei inclinar o carro para minimizar a lambança que ira se formar.

Paguei R$ 92 para não pagar nunca mais.

Nem eu cobro R$ 92 por 15 minutos de trabalho... isso é um absurdo. A autorizada deve ser acionada quando não for possível repetir seu trabalho. E na minha concepção, qualquer orangotango treinado é capaz de trocar o óleo de um carro.
22/10/11 excluir
Cláudio
Perguntas:....
Esse óleo só serve pra motor 2.0 ou pode colocar em 1.0?
(comprei um gol igual ao do Andre, e ta na hr de trocar o óleo)

Esse óleo custa quanto o litro?

Esse óleo é mineral ou sintético?
22/10/11 excluir
Marcelo Monteiro
Serve para qualquer motor. Paguei aqui em Beltrão R$ 26 o litro. Ele é semi-sintético, ou seja, sua base é sintetica e usa aditivos minerais.
Mesmo usando oleo melhor, conserve o prazo de maxima quilometragem percorrida original de seu motor.
Se seu motor for VW 1.0 16V, recomendo a troca com 5 mil e não com 7,5 ou 10 mil km. Esse motor tem gravíssimos problemas de formação de borra.
Segue link com foto do oleo:

22/10/11 excluir
Cláudio
Não não, é 8v, idêntico ao do André em ano e motor (motor AT), só que é branco.
Pode colocar na parati também então, certo?

quantos km máximo para o gol e no caso a parati?
22/10/11 excluir
Cláudio
o que significa o óleo ser 5 30 e não 20 40 igual aos demais?
lubrifica menos quando quente?

Marcelo Monteiro
Sim, pode colocar na Parati. Em Fevereiro vou colocar pois o filtro de óleo ainda não esta no prazo. A troca tem que ser completa. Não misture os óleos.

Tu poderá rodar no máximo 5 mil km ou 1 ano. O que chegar primeiro.

O óleo 5W30 tem viscosidade SAE 5 quando frio e SAE 30 quando aquecido (Warm em inglês, por isso o W. Há uns que dizem que o W é de Winter, mas não faz sentido... nunca vi um oleo S de Summer...).

O óleo 20W40 assim, é mais viscoso. Frio ele é SAE 20 o que faz com que seja mais difícil proceder com a lubrificação quando o motor esta frio.

Os oleos com viscosidade menor sempre existiram, porem são mais caros.

Ele lubrifica mais quando frio e lubrifica igual quando quente.

Estou tarado para colocar na Parati também, mas ainda não esta na hora da troca e não vou desperdiçar o que esta lá rodando. Quando o prazo do oleo e do filtro acabar eu coloco.
23/10/11 excluir
Marcelo Monteiro
Tem uma coisa chata nesse oleo de baixa viscosidade. Verificar o nivel é bem mais chato. como ele é pouco viscoso a pelicula de oleo que fica na vareta é pouco perceptível. Para quem tem motor a alcool e o óleo sempre fica mais claro vai ser ****.

Jamais faça medição de nivel de oleo em ambiente escuro. Absolutamente não tem como ver. Eu sei disso pois o meu carro fica em uma ponto da garagem do predio que não tem iluminação acima dele. Dependendo da hora, até de dia é confundivel.
28/10/11 excluir
Max
Marcelo, tem algum conhecimento sobre este Castrol: ?

Este óleo veio de fábrica na Parati Surf AP 1.6 2009 do meu pai, e ele manteve o mesmo nas trocas(duas ou três).
O consumo esteve muito alto desde zero, acho que ainda está. Fazia média de 5~5,5 no alcool, e 6~6,5 na gasolina. Ambos sempre com ac ligado e urbano.
Na estrada acho que fez 8 no alcool e 10,5 á 11 na estrada.
Hoje esta fazendo média de 7,5 com gasolina na cidade.
29/10/11 excluir
Marcelo Monteiro
Parece bom pela configuração de normas. Se ve que o óleo é bom pela lista de normas e não rodando.

O problema é que a aditivação dele é SL e já existe SM. Mas ele não perde a classe. Ainda fico com o MOBIL que destaquei por conta do API SM.

Vi que a Castrol ainda não tem API SM, pelo menos no Brasil, como a TOTAL também não tem e por isso desisti dela.

É comum carro zero consumir mais. O meu já melhorou 12% desde novo. A Citroen conta que o amaciamento completo dele só finaliza em 30 mil km.

Consumo de alcool 11 na estrada em motor VW é adequado para um motor 2.0 com 8 valulas. O meu C4 é 1.6 com 16 v que equivale a um 2.0 VW consome um pouco mais que isso; 10,1 km/l no alcool. Mas esse numero ai saiu com o oleo antigo. Com o novo acho que chega a 10,5 km/l. Ainda não testei pois enchi o tanque com alcool essa semana e rodei só 25 km. Fiquei andando de Parati a semana toda.
29/10/11 excluir
Max
Ah, 10,5 á 11 na estrada foi com gasolina. No alcool foi 8 na estrada.
Tem este novo da Mobil:
MOBIL Super Sintético 5W-40 (api SN) 1L
Especificações:
Lubrificante sintético de alta performance especialmene formulado para oferecer excepcional limpeza e proteção contra o desgaste ao motor.Alta tecnologia que ajuda a combater os danos causados a motores que operam em condições severas como trânsito urbano intenso e altas velocidades.Proporciona superior proteção a motores de última geração.Recomendado para carros de passeio,suv's,pick-ups e vans equipados com motores flex, gasolina, etanol, diesel ou gnv.
SAE : 5W40
Especificações : API SN / CF e ACEA A3/B3, A3/B4
Homologações : VW 502.00 - 505.00 ( Gasolina/Diesel )
Porche A40
Renaut RN0700/RN0710
BMW Longlife OIL 01
Opel GM-LL-B-025
Peugeot/Citroen B7122296
Este é novo mesmo né? SN, nunca lí sobre este, acho que é novidade mesmo.
Acho que este é superior ao Castrol que uso. E custa o mesmo valor que pago no Castrol.
29/10/11 excluir
David
uso oleo 20w50 api/sm da mobil.$12,00 0 litro e velas de 3 eletrodos novas,tb troquei distribuidor,cabos e o rotor;ela tá andando bem mais e parece mais economica.
29/10/11 excluir
Marcelo Monteiro
Sim, esse MOBIL sintetico é melhor ainda. Mas na Parati não se pode usa-lo pois os retentores de vedação do motor não suportam os aditivos 100% sinteticos e podem romper.

No carro do seu pai que já sai de fabrica preparado para essa condição não há problema.
29/10/11 excluir
Max
"Sim, esse MOBIL sintetico é melhor ainda. Mas na Parati não se pode usa-lo pois os retentores de vedação do motor não suportam os aditivos 100% sinteticos e podem romper.

No carro do seu pai que já sai de fabrica preparado para essa condição não há problema. "

Sim, o uso é pra Parati do meu pai!

Tomei um susto quando lí que não podia, porque o Castrol também é 100% sintético. hehehe

Sobre o que vc postou em outro tópico: "Recomendo enfáticamente que , caso seu veículo ja tenha rodado mais de 30 milkm - que voce escolha a faixa de viscosidade SAE 10W-40 pois assim terá menores atritos internos, menor ruído do mlotor, e maior durabilidade"
Sendo assim, na Parati do meu pai, que está com 20.000Km, teremos que trocar o 5W40 pelo 10W40 ao completar 30mil?
Sabe se a VW faz essa recomendação para os novos AP?
29/10/11 excluir
Marcelo Monteiro
Não, pode manter o óleo mais fino. A VW tem recomendado Castrol aos motores EA atuais. Na época dos AP que acabaram a uns 3 ou 4 anos o oleo era o Elaion, fabricado pela YPF, que é o equivalente Argentino da Petrobras.

Mas esse negócio da "fabrica recomenda" é coisa de Lobby... A fabrica faz um trato com a petroquímica e quando o contrato acaba eles trocam.

Repare que e Petrobras nunca é a linha de óleo recomendada por fabrica nenhuma brasileira. Todo mundo sabe que a Petrobras faz o melhor óleo nacional, mas ninguem recomenda, pois o governo não fecha trato com as multinacionais.

Todo mundo sabe também que a linha de oleo da Mobil é a marca internacional mais famosa do mundo desde o inicio da decada de 70. Ela não precisa de trato com fabricante, pois se auto porta.

A unica coisa a ser seguida é a classe de aditivação e a viscosidade minima e maxima.
30/10/11 excluir
Max
Então na próxima troca posso por esse MOBIL Super Sintético 5W-40 api SN, ou é melhor manter o Castrol na Parati do meu pai?
Mesmo ainda sendo AP, o motor já aceita esses óleos mais avançados?

Marcelo Monteiro
Sim, o que importa é que se ele saiu de fabrica com configuração para óleo sintético, pode mudar de marca sem problema. Pode ir de Mobil.
30/10/11 excluir
Cláudio
aquele óleo da castrol 20 40 antiborra é bom?
30/10/11 excluir
Marcelo Monteiro
Quem promove a ação anti borra é o grau de detergencia que esta na aditivação. Bom ele é, só que há oleos mais atuais bem melhores. Ele é um API SL e ja temos SM e SN no mercado. A viscosidade dele é media. Há mais finos resultando em mais economia em consumo.

Não é um mal óleo, mas eu usaria um padrão mais moderno. O chamariz "anti-borra" é para vender. Os concorrentes melhores ja fazem o que ele faz sem especificar o "anti-borra".

Temos que ver quanto que sai o litro.

MensagemEnviado: Sáb Jan 21, 2012 1:00 pm 
Site Admin
 E-mail  WWW  ICQ  Perfil

Marcelo Monteiro
Papo sobre óleo
O óleo permitido é o que não rebaixe as especificações projetadas para o motor. O manual especifica na página 34 e 35 o seguinte:

Para AP 1800, AP-1800 S e AE-1600

SAE 30, 20W40, 20W50
API SE ou API SF.

Utilize óleo SAE 40 onde a temperatura média ambiente for superior a 25ºC.

Como o bloco (assim o nivel de potencia termica dissipada), cabeçote, rotação média e milhares de etc é identico entre o 1.6 e o 1.8, a configuração de óleo do AP1600 é a mesma.

Meu manual é da linha 1990 e neste ano o AP600 ou AP1600 foi extinto ficando só o CHT. O AP600 retorna em 93 opcional. Em 1989 e antes ele era de série.

Explicando os tipos de óleo:

SAE 30 é monoviscoso. Não se usa mais isso.

20W40 e 20W50 era um padrão da época. Não existia óleo mais fino que isso fabricado no Brasil.

API SE ou API SF era a classe de aditivação desta época. Não existia nada melhor do que isso.

E hoje?

Hoje a classificação atual é SN, mas somente sintetico puro. Há uma imensa maioria de automóveis da decada de 80/90 que não estão preparados para rodar com classificação sintética. Absolutamente ninguem sabe responder se o motor pode ou não. O unico jeito é testando. O que estraga no motor são so retentores poliméricos e elastomero (palsticos e borrachas).

Na duvida, não coloque.

A categoria API SM existe semi sintética que é menos prejudicial a quem não sabe a resposta é positiva ou negativa.

A viscosidade a ser usada, em uma motor (que tem lubrificação sob pressão) quanto mais fino (menos viscoso), melhor.

Na caixa de cambio não. A caixa não trabalha pressurizada. Trabalha por banho de óleo. Os dentes são submersos e carregam o óleo com ele. Se o óleo for muito fino ele irá escorrer e deixará o dente da roda dentada seco. Assim ele tem que ser grosso.

No motor há jatos onde o lubrificante sempre esta sendo jogado contra as superficies atritantes.
26/12/11 excluir
Marcelo Monteiro
Só que óleo fino é caro. Assim, veja o que a condição do seu bolso permite.
Óleo fino reduz desgaste na partida e permite economia de combustivel. E isso é verdade porque vi ocorrer.

Usava em outro carro TOTAL QUARTZ 700 API SJ SAE 15W40 Semi Sintetico por ordem da autorizada e por força da garantia.

Quando ela acabou, fiquei a vontade.

Coloquei MOBIL Eco Power 5W30 API SM semi sintético. O carro ficou 3% mais economico.

Um colega de trabalho que tem um Polo 2007 com motor 1.6 e um Fusca 1.300. Ele sempre vai trabalhar com o Fusca. O Polo fica meio paradão durante toda a semana.
Quando ele liga, bate tucho de valvula bonito, pois ele perde pressão por estar tempo parado e precisa de oleo fino para ser rapidamente pressurizado.

Quando ele trocou pelo Eco Power, sumiu o barulho.

Em Fevereiro irá vencer o prazo do óleo da minha Parati. Tenho usado o Petrobras SL 15W40 a 10 anos. Segundo o mecanico do meu carro, um bom óleo pois quando abrimos a tampa do cabeçote para troca do retentor, a carbonização para um motor de 271 mil km era mínima. Rodei 115 mil km com esse óleo.

Mas a Petrobras parou no tempo. ficou nesse SL para a linha popular esse tempo todo. O óleo de melhor qualidade dele esta abaixo da qualidade Mobil.

Assim, vou por o mesmo Eco Power nela em Fevereiro.
26/12/11 excluir
Marcelo Monteiro
E óleo para motor a Diesel não tem substancia detergentes para a carbonização formada pelo alcool e pela gasolina. Após o prazo de troca o óleo irá sair limpo e a sujeira que ele deveria ******** irá ficar presa nas paredes do motor.

Óleo bom é o que fica escuro o mais rápido possível. Quando ele fica escuro é porque fez seu trabalho com agilidade.

O que o óleo faz, ou deve fazer, é descolar essa borra do motor. Quando ele faz isso, fica escuro pois a sujeira do motor fica nele.

Se o óleo sai limpinho, é porque não fez seu trabalho detergente.

São funções do óleo:

1) A mais obvia, lubrificação.

2) Transporte de calor do motor. O carter é um radiador também. Não é de graça que ele fica exposto na maioria dos carros, pois deve trocar calor como meio externo.

3) Arraste de elementos estranho ao motor. Como fluido liquido, ele desloca o que sua capacidade detergente agrega e, ou deixa no filtro ou é decantada no fundo do carter. Por isso NUNCA se troca óleo usando vácuo pelo tubo em que desce a vareta de medição de nível. SEMPRE se tira o óleo por baixo, pois a sujeira pesada esta no fundo do carter.

Mas e se for fino demais não há problema. o motor é lubrificado por jatos. O lubrificante sempre vai estar onde deve.

Ele irá se deslocar pela tubulação mais facil por ser menos viscoso, vai fazer a bomba de óleo trabalhar com mais vontade pois é empurrado para frente mais facil e graças a viscosidade mais baixa as particulas soltas do motor se separam mais facil dele.

Faça de conta que tu vai colocar mel no motor ou água.

Quem escorre mais fácil pela tubulação e lubrifica o motor mais rápido principalmente na hora da partida quando o motor esta seco de óleo?

Quem a bomba de óleo tem mais trabalho para empurrar?

Se tu jogar farinha no mel e na água e tiver que filtrar. De quem a farinha vai ser separada mais facil?

Se tu tiver uma ranhura minima no motor, quem irá chegar mais fundo nela. O mel ou a água?
26/12/11 excluir
Marcelo Monteiro
Uma verdade é firme: O carro pode começar a ****** óleo, pois se ele for mais fino ele vai passar entre os aneis. Mas isso, só testando.
A cultura do oleo grosso no Brasil é por causa da inexistência do fino por aqui até bem pouco tempo. gostamos muito dos nosso carros e temos uma resiliencia a coisa novas.
O mundo todo usa óleo fino sintetico. Só nós que estamos no grosso mineral ainda...
Entre em um site de venda de óleo nos EUA e veja as opções. Os minerais existem mas são 2 ou 3 opções enquanto as sintéticas são mais de 20...

A tendencia natural de um lubrificante é ser Multiviscoso inverso, ou seja, quanto mais quente mais fino.
Para o primeiro uso como lubrificante, o óleo não pode ter esse tipo de comportamento. O que se fez primeiro foi torna-lo monoviscoso, ou seja, aditivos são colocados para que sua viscosidade não mude com a temperatura.
Muito tempo depois que o monoviscoso que conhecemos hoje apareceu. Ele fica grosso quando aquecido.
Assim, aditivos são colocados para permitir esse efeito. Mas, se o aditivo é colocado, o óleo lubrificante básico é diminuido, pois compramos 1 litro da mistura. Tu pode ter a opção com digamos, 50 ml de aditivo em um 5W30 e 150 ml de aditivo em um 10W40. repare que um tem um GAP de 25 na viscosidade produzida por 50 ml de aditivo e 950 de lubrificante base.
Já o outro tem 150 ml de aditivo para um GAP de 30 e 850 ml de oleo base.
Resumindo, sempre compre o óleo em que a diferença entre frio e quente seja menor, pois sua capacidade lubrificante é maior, porem NUNCA fuja da especificação do carro. Se ele exige 40 quando quente, tu pode usar um oleo que aquecido seja 30, mas jamais um 50. É ***** na certa.
Quando frio a mesma coisa. Se o motor exige 20, tu pode usar até um ZERO, mas nunca um 30.
26/12/11 excluir
Marcelo Monteiro
O uso de óleo fino em um motor desgastado, fora a queima de oleo e fumaça no escape, não provoca problema nenhum.

Se ****** oleo e fazer fumaça, tente uma viscosidade maior.

Eu tenho um problema serio com isso na Parati.
Ele é ligada gelada, roda 3,5 km até o meu trabalho e é desligada. Depois ela é ligada 10 horas depois gelada outra vez e volta 3,5 km.

Dou muitas partidas por km rodados. Assim, um oleo mais fino ira promover uma lubrificação mais rápida. 90% do desgaste do motor esta no acionamento.

Sei de um Passat Village 1986 AP600, taxi do Aeroporto de Congonhas que rodou incriveis 1,6 milhoes de km SEM RETIFICA. Tu vai rodar no máximo 400 mil km. O segredo é simples. NUNCA desligue o motor. Sempre quente a temperatura era constante e a lubrificação maximizada, pois as partidas dadas por km rodados eram minimas. Esse Passat tinha 5 motoristas e rodava 24 horas por dia, 7 dias por semana. Era desligado para abastecer e manutenção.
30/12/11 excluir
Victor
Então, tira minha dúvida:

Minha situação é bem parecida com a tua, eu trabalho perto de casa. É longe pra ir a pé, mas perto pra ir de carro. Uns 5/6km de distância.

Devo usar um óleo mais fino então? O 20w40 é mais fino que o 20w50?

Esse óleo 20w50 é meio que "padrão", né?
31/12/11 excluir
Marcelo Monteiro
Sim, deve usar mais fino. O 20W40 é mais fino que quando quente que o 20W50. Mas tu tem que reduzir aquele 20 que é igual nos dois. O 20 é a viscosidade quando o óleo esta frio.

Use o Mobil Eco Power 5W30. Só que custa R$ 25 o litro. Se esse estiver fora da capacidade do bolso, va de Petrobras SL 15W40. Custa uns R$ 13 o litro lá na Loja do Óleo em Barreiros na Leoberto Leal. Lá é o lugar mais barato que conheço.

O 20W50 era o padrão antigo. Hoje já há óleos com aditivação anos luz a frente.
31/12/11 excluir
Cristiano
Mas Marcelo.... 20W50 não seria "padrão antigo" devido à viscosidade?

Pela questão de aditivação eu uso este justamente por ter uma das últimas aditivações (a SM).

Mudar para um 15W40 (que embora sua aditivação seja suficiente) no meu caso, seria um regresso.
31/12/11 excluir
Cristiano
À não ser que exista 15W40 API SM e eu não sei... (o 20W40 de qualquer aditivação aqui não existe mais)....
31/12/11 excluir
Cristiano
SAE 30 é monoviscoso. Não se usa mais isso.

Acredite... tem gente que ainda usa isso (em Fusca).

André Luiz
Mobil Eco Power 5W30.
Como são as coisas... procurei uma loja aqui perto de casa (Radical Auto Peças), pois ali costuma ter umas coisas assim, meio que agulha no palheiro. Quando comentei do óleo, o pessoal ficou alvoroçado, pouca ou nenhuma pessoa aqui conhece esses detalhes de lubrificação, e dei aquela aula básica que aprendi com o Marcelo.

Aprendi aqui.

Dia 6 de janeiro já vai ter o Mobil Eco Power 5W30 na prateleira, 8 litros são meus, metade na Parati, metade no Gol.
31/12/11 excluir
Marcelo Monteiro
Cristiano, o óleo lubrificante é uma mistura de elementos.

Essa mistura é basicamente:

1) Óleo lubrificante base (que pode ser mineral, sintetico ou a mistura dos dois, o qual chamamos de semi sintético, ou Sintetic Blended).

2) Aditivo detergentes (SJ, SL, SM, SN)

3) Composição parafínica que produz o efeito multiviscoso (que deixa ele fino quando frio e grosso quando quente. O contrario que se acha na natureza, pois um elemento natural tem coportamento inverso, ou seja, grosso quando frio e fino quando quente. Mel por exemplo). Este ultimo nem lubrificante é, então quanto mais deste negocio estiver presente no óleo, pior sua qualidade lubrificante. Por isso prefira um óleo em que a diferença de viscosidade a frio e a quente seja a menor possivel. MAs isso não quer dizer que o padrão monoviscoso é ideal.

O padrão 20W50 hoje é considerado antigo porque naõ se tinha tecnologia para oleo finos no Brasil (e ainda mal tem...) e o produto importado era caro. Hoje, os motores novos exigem oleos finos e ele teve que ser trazido. Com isso o preço caiu.

Não há porque usar oleos mais grossos. Uma desvantagem é o motor queimar óleo, mas não passa disso. O motor não será mal lubrificado, muito ao contrário. O oleo mais fi*****tuca os cantos mais impossíveis, pois sua tensão superficial de cisalhamento é muito menor.

Se tu tivesse que lavar um filtro de malha, o que tu escolheria para deixa-lo mais limpo? Um liquido fino ou grosso, sendo ambos com a mesma capacidade detergente?

Detergente liquido para lavar louças tem 2 funções:

1) Quebrar a molécula de gordura.
2) Diminuir a viscosidade da água.

Faça o teste. Pingue água na superfície da pia da tua cozinha. Vai ficar uma bolha que se sustenta. Um formiga não consegue passar por ela. Pingue detergente e veja se ela não cai sobre o próprio peso. Tu quebra a tensão superficial da água porque a viscosidade dela cai. Isso permite melhor capacidade de limpeza da louça. Aquele cantinho do cabo da panela...
31/12/11 excluir
Marcelo Monteiro
No óleo é a mesma coisa.

Tu usa um óleo mais fino e ele penetra melhor nos cantos, melhorando a lubrificação das partes de geometria mais complexa. Melhora a distribuição de calor dentro do motor, já que o óleo serve como agente transportador de energia térmica. Quando o óleo mais fino flui com mais facilidade, ele faz o serviço com mais eficiência. Se o motor é mais eficiente, ele consome menos combustível, polui menos e geram mais potencia por unidade de volume de combustível queimado.

Eu estou vendo isso ocorrer. Não é como aquelas promessas de milagres bíblicos que o Militec-1 profana...

O óleo novo prometeu até 4% de economia de combustível. E isso esta ocorrendo. fui a Medianeira ontem fazer a NR-13 para um vaso de GLP da Petrobras com média de 10,6 km/l no álcool. Se ele consome menos 4% quer dizer que sua eficiência melhorou 4%. Os gastos proporcionais a isso irão ocorrer. 4% menos vezes no mecânico, 4% menos de custo de manutenção, 4% menos perturbação, 4% menos $$$... e por ai vai.

O óleo custa muito mais que 4% do concorrente? Sim, mas no padrão de avanço que temos, não se espera mais pagar o dobro do valor pelo dobro da qualidade.

Custa X para fazer 10, não irá custar 2X para fazer 20. A estrutura financeira disto é exponencial.

Não lembro se contei isso outro dia, mas um colega meu com um Polo 2007 colocou o óleo no carro e acabou o barulho de tucho de válvula batendo, pois o motor dele ficava a semana toda parada porque ele anda de Fusca no dia a dia.

Claro que o vendedor de óleo 40W390 vai querer vender o óleo popular dele, que é ali que ele ganha dinheiro.

O óleo caro que poucos compram ele tem que reduzir a margem de lucro para o produto circular.

Ele vai te vender o que da dinheiro para ele, não qualidade para o teu carro.

A maioria dos clientes dele coloca o óleo mais barato, pois quando o motor estiver fudido, ele passa o carro pra frente.

A gente que quer manter o carro, se enquadra em outra categoria.
31/12/11 excluir
Cristiano
Quote(
André Luiz @ 11:49 (1½ horas atrás)) Dia 6 de janeiro já vai ter o Mobil Eco Power 5W30 na prateleira, 8 litros são meus, metade na Parati, metade no Gol.

Se eu tivesse com um motor retificado novinho eu me arriscava sem medo tb hehehe...

Achei os argumentos bastante plausíveis à respeito da viscosidade (apesar de ainda temer uma falha na contenção do atrito em regimes mais severos, pois é bem mais fino.)

Tô pensando em fazer um teste com um 15W40, só pra ver como fica... se não der grilo, fico com ele.
31/12/11 excluir
Marcelo Monteiro
Por isso somos os "Adoradores de Parati Quadrada". Queremos manter o carro, não usar por usar.

Não quero deixar ninguém indignado com o que vai ler agora... mas eu não curto muito quando chega alguém aqui e diz que vai mudar aqui e ali para ver melhorar a velocidade, e o escambal. Re****** mesmo... saravá...

Curto o carro com padrão projetado. A ciência física e matemática por trás de muita coisa e prestigio isso.

Gosto de melhorias de eficiência. Um injeção eletrônica, um cabo de vela com uma impedância especial, um LED que queima menos a lanterna, este tipo de coisa. Mlehorias na estrutura de engenharia.

Carro não foi feito para deixar o *** de ninguém maior. Se alguém tem problemas sociais e precisa de um carro para se impor, será hostilizado aqui.

Agora, mola esportiva, farol pra ***** os olho dos outros no outro lado da via, uma ***** lá que faz o AP girar a 15 mil rpm... não me interesso por nada. Deve ter em alguma comunidade que lida com isso.

Respeito quem gosta (menos quem faz isso com Chevette... tem que mandar internar).
31/12/11 excluir
Marcelo Monteiro
Cristiano, fique frio. Rodei 10 anos com o SL 15W40. Meu motor esta impecável. Tanto que estou indo para o SM 5W30 em Fevereiro.

A questão de quebra de película lubrificante deve ser respeitada nestes termos caso tu não tenha lubrificação sob pressão. Caixa de cambio por exemplo.

No motor a lubrificação ou é apontada parta o local com um jato que se for mais fino trabalha melhor, ou trabalha por decantação que é o caso da arvore do comando de válvula. Lá, um óleo mais fino escorre mais fácil e atua mais eficazmente.
31/12/11 excluir
Cristiano
hahaha tô no lugar certo então rsrs... cara, quando eu tiro aquela tampa de válvula e vejo aquelas 8 varetas me dá até um arrepio, vejo que houve muito emprego de pesquisa, esforços e criatividade (em detrimento da tecnologia) pra fazer aquele motor funcionar numa época tão precária como os anos 50.

Hoje as pessoas tiram um motor antigo e metem em "gaiolas" pra andar na praia.... porque acham que não servem pra mais nada rsrss...
31/12/11 excluir
Cristiano
É um sentimento estranho, um "respeito" que eu tenho por nossos ascendentes pelo que nos deixaram...
31/12/11 excluir
Marcelo Monteiro
Sobre a falha de contenção do atrito em regimes mais severos:

A Formula 1 trabalha com 18 mil giros. Nosso carros com 6.

Usamos óleo 5, 10, 15, 20, 30, 40 e 50.

Eles usam óleo ZERO. Óleo de Formula 1 tem a viscosidade da Coca Cola, em torno de 0,1 - 0,15.

O regime é mais elevado e o óleo é mais fino.

O fato do motor durar menos (em torno de 800 km e os nossos 400 mil km) é questão de tolerância dimensional. Eles tem que trabalhar com folgas muito menores para evitar perda de compressão. Isso eleva o atrito e consequentemente os desgaste. Só que a potencia cresce assustadoramente.

Com 2.500 cm³ e 8 cilindros eles fazem o motor produzir 900 cv.

Um carro com a mesma característica faz no máximo 200, 250 cv.
31/12/11 excluir
Cristiano
*****... só 800 km....

André Luiz
Hoje as pessoas tiram um motor antigo e metem em "gaiolas" pra andar na praia.... porque acham que não servem pra mais nada rsrss... ...

e andam, andam, andam..

Cristiano
, eu tenho duas escolhas, ou confio no que esse muleque ta falando (pede bença Marcelo, sou mais velho que você kkkkk), ou não confio e desconsidero todos os anos de estudo que ele fez no telecurso 2000.

Se o meu carro quebrar por conta do óleo, compro uma "caloi 10" e vou lá em Francisco Beltrão dar uma coça nele. Bom que perco uns 40 quilos kkkkk

Agora falando sério, sempre pensei ser inversamente proporcional, achava que o óleo afinava de acordo com o calor, e isso a gente ve que não rola, de acordo com o moço da "energia solar".
Minha dúvida é:
depois que o óleo vence (um ano) ele perde as propriedades de limpeza, como bem explicado, mas ele perde o poder de viscosidade também? (sería a palavra correta?)
31/12/11 excluir
Marcelo Monteiro
Bom, de acordo com o Telecurso 2000 que todos podem assistir as 5 da manha...

Após o vencimento que conta quando ele é colocado no motor, ele tem perda da capacidade detergente, ou seja, limpar depósitos de carbono. A viscosidade depende. Se ele for contaminado com combustivel, diminui. Se ele saturar de carbono, se eleva. Mais o principal característica perdida é a estabilização que se vai.

É como um navio parado no mar. As ondas passam por ele e ele não balança.
Dai tu reduz o lastro dele e qualquer marolinha o faz sacudir.

Lá no óleo, uma elevação de temperatura, um pinguinho de gasolina que se escapou o faz perder as propriedades. Ele não ficar mais estável é não ***prir o prometido no rótulo, ou melhor, na norma que balizou sua concepção.

No caso do Petrobras SL 15W40, as normas são a ACC API SL/CF ATC/ATIEL e ACEA A3-98.

No Eco-Power, API SM ILSAC GF-4, GF-3.

O óleo multiviscoso engrossa com o calor. O monoviscoso não engrossa nem afina.

O mel afina com o calor e engrossa com o frio.

Quando o motor esquenta, suas folgas se elevam e um óleo mais grosso serve para melhorar a vedação. Se tu usar óleo fino, o motor perde compressão e o óleo sobe para a camara de queima. Dai o carro solta fumaça. Nada de mais grave.

Mas só da para saber testando.

Vou colocar na minha Parati também. Se ela ****** óleo ou gerar fumaça, volto para o antigo. Mas conhecendo-a a 11 anos, acho pouco provável que ela faça isso.

Como é que eu sei? O consumo de combustível esta bom, e isso indica que a perda de compressão é adequada e/ou baixa. Com óleo 15W40 ela não baixa nada. Então esta apta ao teste.

Quem baixa nivel rodando com óleo 20W50 só vai piorar a situação. Nem tente.
31/12/11 excluir
Marcelo Monteiro
Alias, esqueci... A bença pai Andre....
31/12/11 excluir
Cristiano
André sempre engraçadinho rss.....
31/12/11 excluir
André Luiz
RAPAZ, COMO O TELECURSO SE EXPANDIU KKKKKKK
Ta faltando uns aí que eu sei, eu sei...
Depois coloca aquela foto de tu vestido de coelhinha da playboy, prometo que coloco a minha vestido na capa da "playboi".
kkkkkkkkkkk me divirto, Marcelo não aguenta pilha!

Problemas, problemas, problemas... meu carro de ontem pra hoje amanheceu poçante (com ç mesmo, de poça)

Uma enorme poça debaixo do cárter... nem imagino o que seja.
31/12/11 excluir
Marcelo Monteiro
No, no, no. Pode desligar o carro frio. Não pode é desligar acelerando.

Cláudio, tu que roda bastante pelo que entendi outro dia, pode ser o retentor da embreagem que se foi. O **** é se esse óleo estiver passando pela embreagem. Vai destruir o disco e exigir troca. O carro irá começar a tremer quando arrancar.

Esse retentor fica perto do volante do motor. Quando ele estraga, oleo do motor passa para a embreagem e caixa de cambio.

Ou pode ser uma junta de carter que se foi.

Limpe bem o motor para identificar de onde vem o vazamento. Depois nos conte o que tu descobriu.
31/12/11 excluir
Marcelo Monteiro
O Andre, tu de sunga fazendo biquinho... ou de fio dental com suspensório... Visão do inferno.
31/12/11 excluir
André Luiz
Coisa linda rapá, capa da "playboi"...

Eh C"r"audim, já lascô a Parati!
31/12/11 excluir
Cláudio
como tem otário no mundo kkkkkkkk, nao paro de rir...
um sacana que mora aqui no prédio jogou 2 litros de óleo velho debaixo do meu carro pra eu achar que era o meu que tava lascado.
Chameu um amigo meu mecânico e ele acabou de descobrir que o óleo ta no nível certo, aí fui na guarita de segurança e pedi a filmagem da parte da manhã, e vi o ****** jogando óleo debaixo do meu motor e rindo bagarai. **** que pariu!

Eu mereço kkkk

SILVA
marcelo minha ap 1.8 alcool 86 roda com oleo 20w50 se eu colocar esse 15w40 corro algum rasco de meu motor ir para as cucuia ou vou ganhar performance no carro
lembrando uso carro no dia ha dia
vo ganhar economia
01/01/12 excluir
Marcelo Monteiro
AP 1.8 1986? Tu trocou o motor? 1.8 rolou só em 1989 que eu sei.

Ta documentada? Cuidado com a policia...

O motor vai agradecer se tu rodar com oleo mais fino. Vai na boa. Tu vai ver o motor ficar um pouco mais economico.

Vai sem medo. Eu e o Andre vamos usar óleo 5W30 API SM.
01/01/12 excluir
Cristiano
Muita gente desconhece o próprio motor que tem (vi muito disso lá no CdGQ!)....
1 jan excluir
SILVA
e um motor ap 92 alcool 1.8 e com certeza esta documentada si quando comprei paguei800 pilas so para legalizar motor no documento
e aproveitando e se eu migrar logo para esse oleo que vc e o andre vao colocar esse ecotec da mobil nao falo em valores financeiros mas em ganho de durabilidade do motor pois o meu esta beirando os 10.000 kms amaciando
o que acham

Marcelo Monteiro
Acho que será uma boa troca. Seu motor esta novo e não haverá perda de compressão possibilitando aproveitamento total da classe de trabalho do óleo.
1 jan excluir
SILVA
entao ta feito vou colocar esse ecotec para ver o que vai dar kkkkk
2 jan excluir
Pica ***
bom, não tenho uma parati, mas gosto muito do carro e tal. :D
mas tenho um gol g3 1.0 8v 2004, e uso um oleo mineral 15w40, ele não baixa uma gota nem nada, e tbm uso muito pouco o carro, cerca de 3500k a cada 6 meses. Acho que vou passar para um oleo 10w40, já que meu carro sempre bate tucho na primeira partida.
se eu entendi bem tudo o que li aqui acho que será melhor para o meu motor.
2 jan excluir
Pica ***
ahhh.... e sempre tenho a impressão do motor andar meio preso. :|
2 jan excluir
André Luiz
ce usa óleo mineral no motor AT... corajoso.
2 jan excluir
Pica ***
sim uso. mas quero ter certeza de qual usar agora. já que o carro tem 74k rodados.

MensagemEnviado: Seg Jan 23, 2012 5:38 pm 
Site Admin
 E-mail  WWW  ICQ  Perfil

O Cristiano me deu a dica de fazer um video depois que eu colocar o famigerado Mobil 5W30.

Vou fazer um antes e dum depois.

O antes esta pronto.

Só falei uma ***** ali. Dentro do carro eu disse que ia mostrar o comportamento do carro com óleo 5W40. NÂO!!! Errei. É 15W40.

Veja abaixo:

MensagemEnviado: Sáb Jan 28, 2012 2:22 pm 
Site Admin
 E-mail  WWW  ICQ  Perfil

Óleo trocado. Quando acelerei saiu uma fumacinha no começo, mas acho que era vapor de água, pois a descarga deu uma boa mijada no chão.

Depois parou total.

Agora a tarde vou sair para levar a patroa no clube e dai posto se o carro mudou um pouco o comportamento do motor. Mas acho que não vai dar diferença nenhuma.

Estou com uma leve impressão que diminuiu um pouco o tec-tec do motor, mas não tenho certeza. Vou ver com o tempo.

Após troca de filtro e 3,25 litros de óleo o famoso teste pedido de aceleração.

Acho que saiu uma fumacinha no começo, mas pode ser vapor de água pois o chão ficou molhado. Depois para totalmente.

Resolvi colocar o óleo agora e não semana que vem porque acabei de encher o tanque e quero comparar o consumo de combustível também. Se der certo como deu com o Citroën, ele deve ir de 8,9 a 9 km/l na cidade para 9,2 a 9,4 km/l de gasolina. Lembrando, motor AP800, 1.8 gasolina com 271.878 km rodados originais. Nunca abri o motor.

Desde Fevereiro de 2001 esse motor consumia óleo Petrobras SL 15W40 mineral.
Agora, após 11 anos, coloquei um semi sintético SM 5W30.

O motivo da troca são:

1) Elevação da classe de aditivação de SL para SM.
2) Melhora da resposta de pressurização a frio, pois com o óleo menos viscoso, o motor será mais rapidamente lubrificado.
3) Extensão de prazo de troca de 6 meses para um ano. A quilometragem percorrida máxima será mantida em 5.000 km. Percorro menos de 5 mil km anualmente com este carro.

MensagemEnviado: Dom Jan 29, 2012 11:08 pm 
 E-mail  Perfil

Data de registro: Sex Jan 06, 2012 12:27 pm
Vi hoje num Posto Shell (Posto Angeloni)
FOTO:
Imagem

MAIS INFOS DOS ÓLEOS:

E esse pra carros com mais de 100.000km 20w60? Conhece esses óleos, Marcelo? Recomenda algum?

Abraço!

MensagemEnviado: Dom Jan 29, 2012 11:31 pm 
Site Admin
 E-mail  WWW  ICQ  Perfil

---------
Para essa pergunta, a resposta esta neste link abaixo:

oleos-nao-recomendados-t188.html

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 8 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas [ DST ]